Textos

Aula Inaugural --Mario Quintana
“É verdade que na Ilíada não havia tantos heróis como na guerra
do Paraguai…
Mas eram bem falantes
E todos os seus gestos eram ritmados como num balé
Pela cadência dos metros homéricos.
Fora do ritmo, só há danação.
Fora da poesia, não há salvação.
A poesia é dança e a dança é alegria.
Dança, pois, teu desespero, dança
Tua miséria, teus arrebatamentos,
Teus júbilos
E, Mesmo que temas imensamente a Deus,
Dança como David diante da Arca da Aliança.
Mesmo que temas imensamente a morte
Dança diante de tua cova.
Tece coroas de rimas…
Enquanto o poema não termina
A rima é como uma esperança
Que eternamente se renova.
A canção, a simples canção, é uma luz dentro da noite.
(Sabem todas as almas perdidas…)
O solene canto é um archote nas trevas.
(Sabem todas as almas perdidas…)
Dança, encantado dominador de monstros,
Tirano das esfinges,
Dança, Poeta.
E sob o aéreo, o implacável, o irresistível ritmo de teus pés,
Deixa rugir o Caos atônito…”


          É  Mario Quintana, só isso já é poético, e sua obra é uma espécie de autobiografia, como ele mesmo definiu, e pode ser conferido no livro ‘Da preguiça como método de trabalho”: "Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão”.__ Pode estar aí a mágica dos seus versos, esses não são produtos da inspiração, mas é a própria vida versificada, rimada, escançada, impressa e servida em cálice pra ser degustada, sorvida e saboreada por um enólogo  profissional.    
           O poeta  pertence à segunda geração modernista (1930-1945), que tem como marca mais relevante  a reflexão sobre o mundo contemporâneo e a liberdade formal. No entanto, Quintana apresenta uma poesia mais individual, caracterizada pelo humor e pela simplicidade. Tinha um discurso poético extremamente econômico e disse certa vez à revista IstoÉ: “Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese”.  __Mas era, na verdade, um silencioso falastrão quando o assunto era “despejar”  sua vivência na arte de construir poemas.
          Minha análise pede licença à memoria desse mestre para comentar  algumas imagens intertextuais,  comparativas e sinestésicas que me encantam nos versos de “Aula inaugural” , sem pretensão de me aprofundar no que de melhor ele fazia, pois falta-me competência. Meus comentários limitam-se numa leitura de fã da obra do Mário e a paixão pela poesia.
         O título “Aula inaugural”, já me suscita a imagem daquele “sem luz”,  o aluno; aula pressupõe aluno, do grego: lunus, luz , claridade esclarecimento. E lá estou eu, numa aula, e como (a)luna dedicada, buscando  a luz e encantada com as imagens dos primeiros versos, dos mais de 15 mil da Ilíada, tão coesos, tão apaixonantes quanto o próprio romance do amor trágico entre  Helena e Paris. Sou mais uma em catarse, entre o movimento da dança e o som da música tão bem regido e orquestrado pelo poeta  que se mostra  um mestre em história, um músico aclamado, um bailarino clássico.  
É verdade que na Ilíada não havia tantos heróis...

             Herói mesmo, é o poeta dando  de fato uma Aula Inaugural, uma espécie de introdução à poesia, aos novos poetas, e aos amantes da arte de se expressar em versos..
Nesse poema, o poeta faz uso de um dos primeiros registros de poesia, a famosa Ilíada, escrito por Homero no século VIII a.C. Poema épico que narra  o conflito entre gregos e troianos no último ano da Guerra de Troia.

“E todos os seus gestos eram ritmados como num balé”...
“Pela cadência de metros homéricos”.

           O substantivo "Gesto", faz alusão aos versos. Assim, o poeta compara páginas e páginas de versos a um corpo de baile,  ao ritmo de um balé. O som, a  rima, a musicalidade, a cadência do poema. Tudo se transformando numa orquestra bem regida, ah, quantos séculos nos separam da Ilíada, usada e abusada no seu significado   "homérico", pois a palavra se relaciona com o   poeta Homero que é  referência à grandiosidade fantástica da poesia universal “A Ilíada de Homero”.

“A poesia é dança e a dança é alegria”.
Dança, pois, teu desespero, dança.,
Tua miséria, teus arrebatamentos,
Teus júbilos “
          Atente-se , leitor , o que diz o poeta: a poesia é  “O solene canto  um archote nas trevas”.
             Para o leitor, nessa viagem poética, tanto se aprecia os versos quanto as notas musicais de uma melodia, que mistura   Quintana com Homero, valsa com o xote,  ateus e   Deus, ao som de “Bravo” . __Feche os olhos, leitor, sinta a magia, veja a beleza da poesia e “Dança, com o  encantado dominador de monstros”. O poeta ordena ao eu-lírico que  transcreva, que busque a rima, a musicalidade, porque ser poeta é isso, buscar na linguagem quase o impossível: a sincronia com o desigual, um não sei o que que se faz luz no escuro, que não teme o abismo, pelo contrário, sente-se seguro, o poema se entende e comunga com bem e  o  mal. “O eu- lírico sabe todas as almas perdidas.”
E, Mesmo que temas imensamente a Deus,
Dança como David diante da Arca da Aliança.

        Um duelo, no salão, entre o sagrado e o profano, a poesia desliza entre os pares que bailam , amanhã paga-se os pecados com orações, mas enquanto o poema não termina __ Baila, baila porque é tua sina__ e deixa rugir o caos atônito.
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Luzineti Espinha
Enviado por Luzineti Espinha em 04/07/2020


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Imagem de cabeçalho: raneko/flickr